Mundos Diferentes

SOL


Iniciação à Didática da Língua Portuguesa

Docente:

  • Doutor José António Costa

Discente:

  • Maria Correia de Oliveira nº 3160283

3.º Ano de Licenciatura em Educação Básica

Ano Letivo 2018/ 2019


Tendo em conta que o título deste capítulo é "Sol", para além da minha identificação e da identificação da unidade curricular que fiz anteriormente, tentarei, também, mostrar qual o estilo de aprendizagem com o qual mais me identifico.

Considero-me, na grande parte das vezes, uma aluna cinestésica uma vez que aprendo essencialmente fazendo e experimentando. Desta forma, posso dizer que é provavelmente por este motivo que desde sempre me identifico muito com a área da matemática pois tenho a hipótese de aplicar os conhecimentos, experimentando e comprovando as teorias que me foram transmitidas.

Relativamente à leitura, prefiro histórias onde existem mais momentos de ação do que propriamente descrições uma vez que, quando há muitos momentos de pausa (descrições), acabo por "desligar" e perder o interesse. Ainda no âmbito da leitura, comprovo mais uma vez ser cinestésica porque me lembro que, desde pequenina, sempre tive a necessidade de estar em movimento enquanto lia os resumos criados por mim para estudar determinada disciplina, de forma a manter a concentração e não perder a motivação. Esta necessidade de movimento para estudar mantém-se até aos dias de hoje.

Por outro lado, considero-me visual na medida em que, quando estudo sinto a necessidade de fazer resumos que incluam esquemas e tópicos que sintetizam e organizam a matéria num pensamento lógico.

Assim, considerando mais especificamente as aulas de Iniciação à Didática da Língua Portuguesa posso dizer que, provavelmente, mantenho mais facilmente a concentração nos momentos de partilha e em atividades onde colocamos em prática a teoria que aprendemos, tendo a possibilidade de estar mais envolvida nas tarefas. Em contrapartida, nos momentos de maior exposição e transmissão sinto mais dificuldade em manter a concentração e tenho que fazer um maior esforço para o conseguir. De qualquer das formas, considero que as aulas desta Unidade Curricular acabam por nunca ser muito cansativas, pelo menos para mim, uma vez que após um momento de exposição e transmissão de conhecimentos existe sempre um momento de pausa onde tentamos por em prática o que foi falado, dando sempre muitos exemplos.

Em suma, no futuro, quando exercer a profissão, tentarei sempre que as minhas aulas englobem, não apenas momentos de exposição e transmissão, mas também momentos de experimentação e de colocar em prática tudo aquilo que for falado. Considero, também, importante que em todos os momentos de maior exposição exista sempre um suporte físico com esquemas ou tabelas que permitam os alunos que são mais visuais registar e compreender melhor os conceitos das aulas.

3.º Ano de Licenciatura em Educação Básica 2018/ 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora