
Mundos Diferentes
GALÁXIA
Considerando que a Galáxia é um grande sistema constituído por estrelas, gases e poeiras, a meu ver, as estrelas representam todas as aprendizagens que fiz no decorrer desta Unidade Curricular e que, de certa forma, me iluminaram/ clarificaram alguns conceitos que até então não eram claros para mim e pareciam bastante confusos. Estes conceitos novos e não tão claros para mim, numa fase inicial, associo-os aos gases e poeiras que existem na galáxia e que não me deixam ver com clareza a verdadeira essência dos mesmos.
Assim, considero imprescindível a relação de ensino-aprendizagem entre o professor e os alunos, ou seja, é assumido que em qualquer tipo de relação pedagógica, o principal objetivo de um professor é que os seus alunos, no fim do percurso, tenham adquirido os conhecimentos correspondentes às propostas feitas pelo mesmo.
Para que tal aconteça, mais especificamente na área da Língua Portuguesa, é necessário que o professor tenha consciência da especificidade da didática da Língua Portuguesa, dos seus princípios metodológicos, da finalidade do ensino do português e dos seus conteúdos programáticos. É, também, imprescindível que o professor tenha sempre em consideração os conhecimentos prévios de cada criança, bem como o contexto em que se encontra.
Relativamente às aprendizagens dos alunos, o professor deve ter sempre em consideração os documentos orientadores, nomeadamente o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico (maio de 2015), o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (julho de 2017), bem como as Aprendizagens Essenciais (julho de 2018), neste caso do Português (que fazem a articulação entre o Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória).
A especificidade da Didática da Língua Portuguesa prende-se ao facto de esta ocupar um lugar muito particular no ensino, ou seja, a língua materna é transversal a todas as disciplinas e o código linguístico que é ensinado não é desconhecido dos alunos. Assim, é importante referir que os alunos estão constantemente expostos ao uso da Língua Portuguesa em todos os contextos, pelo que o ensino de um conteúdo tão conhecido por todos é inevitavelmente diferente do ensino de outra disciplina (Reis & Aragão, 1992. Didáctica do Português).
O docente deverá ter a consciência de que a língua materna é inata a todos os falantes e que a sua execução varia e sugere metodologias diversificadas. As metodologias da Didática da Língua Portuguesa englobam as estratégias que o professor pode adotar e os diferentes recursos possíveis de serem usados, mas deve ter sempre em consideração que o mais importante é ir ao encontro das necessidades de cada aluno promovendo o desenvolvimento da competência comunicativa de cada um e não propriamente aquilo que se ensina. Os recursos didáticos que o professor poderá usar, consoante a intencionalidade do mesmo, podem ser de suporte físico ou digital e baseados em textos literários ou não literários, ou em realia (materiais autênticos- existem no dia-a-dia, não sendo produzidos com a finalidade de serem usados em sala de aula; consoante a intencionalidade do professor estes podem-se tornar materiais didáticos), ou em tarefas.
Deste modo, é importantíssimo que o professor forneça recursos que permitam aos alunos relacionar a língua consigo próprios, na medida em que a percecionam como um objeto de conhecimento, de recriação e de comunicação.
Para produzir aprendizagens nos seus alunos, é essencial que o professor da Língua Portuguesa compreenda, também, qual a finalidade do ensino da língua materna. As aulas de português visam o desenvolvimento da competência linguística, sociolinguística e pragmática em cada aluno, ou seja, pretende-se que este desenvolva a sua competência comunicativa, tornando-a mais elaborada e adequada aos diferentes contextos.
Estas competências desenvolvem-se com base nos conteúdos programáticos previstos no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico, conteúdos esses inseridos dentro de quatro domínios (oralidade, leitura e escrita, educação literária e gramática).
Para além de todas estas preocupações, o professor deve, ao longo da escolaridade obrigatória, promover nos alunos as áreas de competência previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Este documento orientador engloba as seguintes áreas de competência (dentro dos parêntesis darei um exemplo de ligação à aula de Português e que promove o desenvolvimento das respetivas áreas):
- Linguagens e textos (estudo de textos de diferentes géneros a nível da sua compreensão e funcionalidade)
- Informação e comunicação (uso de diferentes fontes que permitem o enriquecimento do ensino da língua - maior variedade, criatividade e acesso a metodologias mais recentes e inovadoras);
- Raciocínio e resolução de problemas (desenvolvimento do poder de argumentação que permitirá ao aluno, em momentos de diálogo não previsível, ter a capacidade de rebater e resolver os seus problemas, expondo o seu raciocínio);
- Pensamento crítico e pensamento criativo (pensamento crítico na leitura de um texto para a fazer a sua interpretação e compreensão; pensamento criativo para a produção de um novo texto);
- Relacionamento interpessoal (promoção de debates em sala de aula onde prevaleça a coerência do discurso e saberes relacionados com a construção de frases);
- Desenvolvimento pessoal e autonomia (desenvolver a capacidade de decifrar enunciados, permitindo aos alunos compreender de forma autónoma qualquer tipo de enunciado com que se deparem no dia-a-dia);
- Bem-estar, saúde e ambiente (estudo de uma notícia sobre o ambiente - aspetos estruturais do texto e de compreensão da mesma);
- Sensibilidade estética e artística (aperfeiçoamento da caligrafia);
- Saber científico, técnico e tecnológico (ensino das regras gramaticais da língua);
- Consciência e domínio do corpo (quando se promove a interação e comunicação oral - regras de conversação; aprender a pegar numa caneta - iniciação à escrita).
Resumindo, se o professor tiver em consideração todos estes parâmetros na sua prática, facilitará aos alunos o desenvolvimento de competências comunicativas que lhes serão úteis ao longo de toda a sua vida escolar, pessoal e profissional.